sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Cateterismo Bulbo da Jugular





A Veia Jugular Interna exterioriza-se do crânio e apresenta um trajeto internamente a bainha carotídea, posterior ao músculo esternocleidomastoideo e postero-lateral a carótida. O Bulbo da Jugular é a porção mais dilatada da veia e o local de preferência para coleta. 

Na base crânio, ilustrado acima, observe o corte axial ao nível do meato acústico externo a localização da mastóide, posterior e lateral ao Bulbo da Jugular. 

Na FIGURA 1, observe o desenho do músculo esternocleidomastoideo com sua inserção esternal e clavicular formando um triângulo (Fossa Supraclavicular Menor) propício para o cateterismo jugular.

O cateterismo do Bulbo Jugular inicia-se pela punção da veia Jugular interna no ápice da fossa supraclavicular menor com uma agulha fina. Primeiro, localiza-se a Veia Jugular Interna disposta neste triângulo posterior e lateral a artéria carótida comum. Após localização 2-3 cm profundidade da superfície cutânea (FIGURA 2), substitui a agulha fina pela agulha do INTRACATH® Pediátrico (Verde, 19 ga x 30 cm) com uma angulação de 30 graus em relação a superfície cutânea e orientado superiormente em direção anterior e medial a mastóide (localização do Bulbo Jugular). Após puncionar a veia Jugular interna o cateter é introduzido delicadamente até que uma resistência seja observada (15-20 cm), correspondendo a porção superior do Bulbo da Jugular. Em seguida, regride o cateter 5-10 mm afim de evitar lesão endotelial, e artefatos quanto o cateter for de fibra óptica. A fixação cutânea deve ser cuidadosa afim de não haver deslocamento do cateter e consequentemente interpretações errôneas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário